Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5489
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A residência pedagógica e o desenvolvimento profissional corresponsável na prática docente |
Author: | Veiga, Raquél Débora Kock da |
First advisor: | Flain, Angela Luzia Garay |
Resume: | O processo de formação inicial e continuada requer políticas públicas educacionais, investimentos e planejamentos. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a relação entre o Projeto Residência Pedagógica (PRP) e o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC) na prática de estágio e a sua contribuição para a formação dos envolvidos na tríade formada pelos professores orientadores, professores em serviço e acadêmicos. Para compor o corpus, foi aplicada uma pesquisa realizada através de um questionário online para todos os participantes do PRP do curso de Letras, do período de 01/08/2018 a 31/01/2020, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ou seja, residentes, professoras preceptoras e a professora coordenadora de Língua Espanhola. Para dar suporte à pesquisa, nos baseamos em autores como Richter (2006, 2008, 2015), Richter & Amaral (2011), Romanowski (2007) e Leffa (2001). Os resultados apontaram que tanto os residentes, como as preceptoras e a coordenadora vivenciaram efetivamente a experiência do trabalho conjunto entre a universidade, a escola e o estagiário; e que isso fortalece a formação de todos os envolvidos, bem como evidenciou a urgência de investir em programas que integrem as políticas de formação de professores (as). |
Keywords: | Ensino e aprendizagem Programa de Residência Pedagógica; Formação continuada de professores Desenvolvimento Profissional Corresponsável |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5489 |
Issue Date: | 2-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Letras |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.