Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/603
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Análise conceitual e didática dos conteúdos de Astronomia apresentados em livros de ensino fundamental |
Autor(es): | Rhoden, Fabieli Hertz |
Primeiro Orientador: | Pauletti, Diogo |
Resumo: | Os livros didáticos (LDs) ainda representam o principal recurso metodológico utilizado por educandos e educadores no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca investigar e refletir acerca das principais mudanças e correções nos conceitos da Astronomia presentes nos LDs fornecidos pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático 2014, tendo como base pesquisas anteriormente realizadas. Através do levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais, realizamos pequenas reflexões com o intuito de subsidiar os educadores em suas práticas pedagógicas. Apesar de verificarmos pequenas melhoras, alguns conteúdos ainda são apresentados de forma incompleta, fragmentada ou errônea, dificultando o processo de ensino e aprendizagem e a interpreta¸c˜ao dos conceitos da Astronomia por parte do educador e educando. |
Palavras-chave: | Didática Material didático Técnicas de ensino Ensino fundamental Ensino de astronomia Ensino e aprendizagem Ministério da educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/603 |
Data do documento: | 17-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RHODEN.pdf | 431,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.