Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/603
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Análise conceitual e didática dos conteúdos de Astronomia apresentados em livros de ensino fundamental
Autor(es): Rhoden, Fabieli Hertz
Primeiro Orientador: Pauletti, Diogo
Resumo: Os livros didáticos (LDs) ainda representam o principal recurso metodológico utilizado por educandos e educadores no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca investigar e refletir acerca das principais mudanças e correções nos conceitos da Astronomia presentes nos LDs fornecidos pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático 2014, tendo como base pesquisas anteriormente realizadas. Através do levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais, realizamos pequenas reflexões com o intuito de subsidiar os educadores em suas práticas pedagógicas. Apesar de verificarmos pequenas melhoras, alguns conteúdos ainda são apresentados de forma incompleta, fragmentada ou errônea, dificultando o processo de ensino e aprendizagem e a interpreta¸c˜ao dos conceitos da Astronomia por parte do educador e educando.
Palavras-chave: Didática
Material didático
Técnicas de ensino
Ensino fundamental
Ensino de astronomia
Ensino e aprendizagem
Ministério da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/603
Data do documento: 17-Jun-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RHODEN.pdf431,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.