Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/603
Type: Artigo Cientifico
Title: Análise conceitual e didática dos conteúdos de Astronomia apresentados em livros de ensino fundamental
Author: Rhoden, Fabieli Hertz
First advisor: Pauletti, Diogo
Resume: Os livros didáticos (LDs) ainda representam o principal recurso metodológico utilizado por educandos e educadores no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca investigar e refletir acerca das principais mudanças e correções nos conceitos da Astronomia presentes nos LDs fornecidos pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático 2014, tendo como base pesquisas anteriormente realizadas. Através do levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais, realizamos pequenas reflexões com o intuito de subsidiar os educadores em suas práticas pedagógicas. Apesar de verificarmos pequenas melhoras, alguns conteúdos ainda são apresentados de forma incompleta, fragmentada ou errônea, dificultando o processo de ensino e aprendizagem e a interpreta¸c˜ao dos conceitos da Astronomia por parte do educador e educando.
Keywords: Didática
Material didático
Técnicas de ensino
Ensino fundamental
Ensino de astronomia
Ensino e aprendizagem
Ministério da educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/603
Issue Date: 17-Jun-2015
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RHODEN.pdf431,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.