Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O auxílio da fonética e da fonologia na escola: um estudo de caso no aprendizado da escrita da língua Portuguesa
Autor(es): Pappis, Veridiane
Primeiro Orientador: Krug, Marcelo Jacó
Resumo: Com o presente artigo temos o intuito de pesquisar e descrever como o emprego da fonética e fonologia podem auxiliar estudantes que, na escrita, fazem a troca de um determinado tipo de fonema por outro. Empregar a fonética e fonologia no amparo a estudantes que apresentam esse tipo de troca é de extrema importância, principalmente no que diz respeito ao aprendizado da forma correta da escrita, utilizando da técnica da observação na hora de formar os fonemas e associá-los com a escrita. Nosso foco principal são as plosivas t, d; p, b; q, c e g e as fricativas f e v. Serão feitas experiências apontando as diferenças de um fonema vozeado para um fonema desvozeado e vice-versa. Nessa experiência é interessante que o estudante perceba a diferença do som quando há a troca de um fonema vozeado para um desvozeado e que ele consiga, a partir de exercícios, expressar essa diferença também na escrita. Na escrita, o aluno, muitas vezes, não consegue solucionar essas trocas sozinho. Desta maneira, o professor, podendo auxiliar na compreensão da escrita, o ajuda a seguir a norma padrão da língua portuguesa em seu processo de compreensão fonológica. O auxílio a alunos que apresentam essa dificuldade é muito importante para que haja progressão em suas habilidades de escrita, desta forma o estudante saberá qual fonema adicionar à palavra e sem nenhuma dificuldade, pois conseguiu reaprender os sons do alfabeto.
Palavras-chave: Fonética
Linguística
Língua Portuguesa
Escrita
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329
Data do documento: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAPPIS.pdf454,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.