Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6500
Tipo: Monografia
Título: Um olhar ao livro didático para a educação infantil PNLD/2022: um estudo da abordagem de gênero e cor/raça
Autor(es): Oliveira, Mohara Kaleb Santos de
Primeiro Orientador: Moura, Neide Cardoso de
Primeiro membro da banca: Andreis, Adriana Maria
Segundo membro da banca: Oliveira, Franciely de Lima
Resumo: O livro didático é um importante recurso disponibilizado gratuitamente à todas as escolas públicas da Educação Básica do país. Considerando que é um recurso acessível para ser utilizado nas aulas, é pertinente refletir acerca de como estão apresentados alguns aspectos que compreendem perspectivas inclusivas, especialmente, relacionadas com o gênero e a cor/raça na Educação Infantil. Por isso, o objetivo deste estudo é tecer considerações acerca das questões de gênero e raça/cor, por meio do estudo das imagens/ilustrações do livro didático "Boas práticas de educação". Nesse caminho, a metodologia utilizada se apoia em elementos da hermenêutica de profundidade, que compreende uma interpretação dos aspectos investigados. O trabalho mostra indícios de que ainda são veiculados aspectos que denotam desigualdades sobre o enfoque estudado, e indica que necessitam de coragem e estudo para serem reconhecidas e vividas no espaço escolar.
Abstract/Resumen: The textbook is an important resource made available free of charge to all public schools of Basic Education in the country. Considering that it is an accessible resource to be used in classes, it is pertinent to reflect on how some aspects that comprise inclusive perspectives are presented, especially those related to gender and color/race in Early Childhood Education. Therefore, the aim of this study is to make considerations about issues of gender and race/color, through the study of images/illustrations from the textbook "Good practices in education". In this way, the methodology used is based on elements of in-depth hermeneutics, which comprises an interpretation of the investigated aspects. The work shows indications that aspects that denote inequalities about the studied focus are still conveyed, and indicates that they need courage and study to be recognized and lived in the school space.
Palavras-chave: Livro didático
Raça
Cor
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6500
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA 1.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.