Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6500
Type: Monografia
Title: Um olhar ao livro didático para a educação infantil PNLD/2022: um estudo da abordagem de gênero e cor/raça
Author: Oliveira, Mohara Kaleb Santos de
First advisor: Moura, Neide Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Andreis, Adriana Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Franciely de Lima
Resume: O livro didático é um importante recurso disponibilizado gratuitamente à todas as escolas públicas da Educação Básica do país. Considerando que é um recurso acessível para ser utilizado nas aulas, é pertinente refletir acerca de como estão apresentados alguns aspectos que compreendem perspectivas inclusivas, especialmente, relacionadas com o gênero e a cor/raça na Educação Infantil. Por isso, o objetivo deste estudo é tecer considerações acerca das questões de gênero e raça/cor, por meio do estudo das imagens/ilustrações do livro didático "Boas práticas de educação". Nesse caminho, a metodologia utilizada se apoia em elementos da hermenêutica de profundidade, que compreende uma interpretação dos aspectos investigados. O trabalho mostra indícios de que ainda são veiculados aspectos que denotam desigualdades sobre o enfoque estudado, e indica que necessitam de coragem e estudo para serem reconhecidas e vividas no espaço escolar.
Abstract: The textbook is an important resource made available free of charge to all public schools of Basic Education in the country. Considering that it is an accessible resource to be used in classes, it is pertinent to reflect on how some aspects that comprise inclusive perspectives are presented, especially those related to gender and color/race in Early Childhood Education. Therefore, the aim of this study is to make considerations about issues of gender and race/color, through the study of images/illustrations from the textbook "Good practices in education". In this way, the methodology used is based on elements of in-depth hermeneutics, which comprises an interpretation of the investigated aspects. The work shows indications that aspects that denote inequalities about the studied focus are still conveyed, and indicates that they need courage and study to be recognized and lived in the school space.
Keywords: Livro didático
Raça
Cor
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6500
Issue Date: 23-Feb-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA 1.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.