Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6500
Tipo: | Monografia |
Título: | Um olhar ao livro didático para a educação infantil PNLD/2022: um estudo da abordagem de gênero e cor/raça |
Autor(es): | Oliveira, Mohara Kaleb Santos de |
Primeiro Orientador: | Moura, Neide Cardoso de |
Primeiro membro da banca: | Andreis, Adriana Maria |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Franciely de Lima |
Resumo: | O livro didático é um importante recurso disponibilizado gratuitamente à todas as escolas públicas da Educação Básica do país. Considerando que é um recurso acessível para ser utilizado nas aulas, é pertinente refletir acerca de como estão apresentados alguns aspectos que compreendem perspectivas inclusivas, especialmente, relacionadas com o gênero e a cor/raça na Educação Infantil. Por isso, o objetivo deste estudo é tecer considerações acerca das questões de gênero e raça/cor, por meio do estudo das imagens/ilustrações do livro didático "Boas práticas de educação". Nesse caminho, a metodologia utilizada se apoia em elementos da hermenêutica de profundidade, que compreende uma interpretação dos aspectos investigados. O trabalho mostra indícios de que ainda são veiculados aspectos que denotam desigualdades sobre o enfoque estudado, e indica que necessitam de coragem e estudo para serem reconhecidas e vividas no espaço escolar. |
Abstract/Resumen: | The textbook is an important resource made available free of charge to all public schools of Basic Education in the country. Considering that it is an accessible resource to be used in classes, it is pertinent to reflect on how some aspects that comprise inclusive perspectives are presented, especially those related to gender and color/race in Early Childhood Education. Therefore, the aim of this study is to make considerations about issues of gender and race/color, through the study of images/illustrations from the textbook "Good practices in education". In this way, the methodology used is based on elements of in-depth hermeneutics, which comprises an interpretation of the investigated aspects. The work shows indications that aspects that denote inequalities about the studied focus are still conveyed, and indicates that they need courage and study to be recognized and lived in the school space. |
Palavras-chave: | Livro didático Raça Cor Educação infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6500 |
Data do documento: | 23-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA 1.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.