Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7333
Tipo: Artigo Cientifico
Título: (Des)conectados: o isolamento social, a prática do ensino remoto emergencial e a atuação familiar no processo de alfabetização das crianças no período de pandemia da covid-19
Autor(es): Variani, Carolina
Primeiro Orientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Primeiro coorientador: Eckstein, Manuela Pires Weissbock
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar como as pesquisas acadêmicas abordaram a experiência das famílias no apoio à alfabetização das crianças durante a pandemia da Covid-19 que impôs o isolamento físico e social. O trabalho se caracteriza pela abordagem qualitativa de pesquisa, com análise bibliográfica e para a coleta de dados realizou-se uma busca nos repositórios digitais com os seguintes descritores: Ensino remoto emergencial; pandemia; escola; alfabetização; família. Ao analisar as pesquisas, foi constatado que, apesar dos esforços das famílias em apoiar a alfabetização durante o ensino remoto, houve dificuldades significativas, como a falta de tempo, falta de conhecimento e escassez de recursos tecnológicos.
Palavras-chave: Ensino remoto
Tecnologia
Ensino e aprendizagem
Pandemia
Covid-19
Isolamento social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7333
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VARIANI.pdf349,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.