Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7689
Tipo: Monografia
Título: Análise da série Cosmos Mundos Possíveis (2020) como uma possibilidade de divulgação científica para o ensino de astronomia
Autor(es): Fiuza, Vanessa Bomkoski
Primeiro Orientador: Fioresi, Claudia Almeida
Primeiro coorientador: Bertoldo, Raquel Roberta
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise da circulação do tema Astronomia na série Cosmos: mundos possíveis (2020). A referida série é composta por 13 episódios nos quais quatro deles foram selecionados para análise por explorarem assuntos sobre Astronomia. Tais análises seguiram os pressupostos da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Verificamos que a forma como a série apresenta o tema de Astronomia pode ser uma ótima aliada para inserir a Divulgação Científica em espaços de educação formal. Para tanto, emergiram da análise um total de 26 unidades de análises abrangendo o tema Astronomia, as quais se relacionaram com: Força da Gravidade, Formação do Sistema Solar, Calendário Cósmico e Hipóteses. Deste modo, acreditamos que o formato audiovisual pode atuar como veículo de divulgação científica, auxiliando a abordagem do tema Astronomia em sala de aula.
Abstract/Resumen: The present work aimed to carry out an analysis of the circulation of the theme Astronomy in the series Cosmos: worlds possible (2020). This series is made up of 13 episodes, 4 of which were selected for analysis because they explore topics about Astronomy. Such analyzes followed Bardin (2011) content analysis methodology. We found that the way the series presents the theme of Astronomy can be a great ally for inserting Scientific Dissemination into formal education spaces. To this end, a total of 24 units of analysis emerged from the analysis covering the theme of Astronomy, which were related to: Force of Gravity, Formation of the Solar System, Cosmic Calendar and Hypotheses. In this way, audiovisual can act as a vehicle for scientific dissemination, helping to approach the topic of Astronomy in the classroom.
Palavras-chave: Didática
Ensino e aprendizagem
Divulgação ciêntifica
Multimeios
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7689
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIUZA.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.