Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A jornada da coordenação pedagógica e suas ações formativas - uma perspectiva pessoal
Autor(es): Cizerça, Beatriz Fátima
Primeiro Orientador: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: Esta pesquisa busca evidenciar aspectos históricos, suas funções e aspectos contemporâneos da coordenação pedagógica, para o contexto escolar democrático. Tem por objetivo discutir aspectos democráticos da função do coordenador pedagógico no contexto escolar. A metodologia é qualitativa de abordagem teórica. A formação da coordenação pedagógica, sendo parte integrante da gestão escolar, propicia discutir aspectos pontuais para a formação e orientação de professores, para a melhoria das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem. Quanto à função, vamos encontrar dificuldades em definir, justamente pelas inúmeras contribuições que a coordenação pedagógica acaba assumindo no espaço escolar. Importante destacar a complexidade com que a organização dos sistemas de ensino escolar têm formulado políticas educacionais. Geralmente a escola encontra-se orientada pelos interesses educacionais dos organismos internacionais, bem distante de cada realidade educacional escolar. Merece também, reflexão, a diversidade de problemáticas sociais que a escola acaba acolhendo, numa tentativa de sanar alguns deles. Observa-se que o conhecimento científico, muitas vezes é substituído nos processos formativos, por questões implícitas ao contexto escolar, provindas da organização social como: violência escolar, abandono, evasão, dentre outros, inúmeros. A coordenação pedagógica, também acaba, contribuindo para amenizar esses aspectos. Muitas vezes, desviando-se de sua função. São problemáticas atuais e históricas da educação brasileira presentes no contexto escolar, que modificam várias práticas da gestão escolar, como a da coordenação pedagógica. Esse trabalho é apresentado em três seções: na primeira, a questão histórica de formação do coordenador pedagógico. Na sequência, o debate segue para a função do coordenador pedagógico e para finalizar experiências e práticas formativas de um coordenador pedagógico no contexto da educação escolar. Evidenciamos inúmeros desafios do coordenador pedagógico a serem enfrentados, mas ressaltamos a importância do coordenador pedagógico para o bom andamento dos diversos aspectos das práticas escolares.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
formação para gestores
formação continuada para gestores e diretores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7742
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIZERÇA.pdf172,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.