Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819| Type: | Artigo Cientifico | 
| Title: | Desafios da gestão escolar para construção de um processo democrático: um olhar para o projeto político pedagógico em um centro de artes de Erechim/RS | 
| Author: | Mendes, Jacqueline | 
| First advisor: | Prsybyciem, Moises Marques | 
| Resume: | O presente artigo tem o objetivo de investigar os desafios da gestão escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP), para construção de processos mais democráticos no Centro de Artes do município de Erechim/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e pesquisa documental. Os principais resultados apontam que o documento apresenta, em sua estrutura, os elementos de uma gestão democrática: coletividade, participação, autonomia e democracia. A gestão democrática, como mediadora, é fundamental para construção de uma escola realmente inclusiva e participativa. O maior desafio da gestão consiste em diminuir a possível lacuna entre o que prevê o PPP e o que realmente ocorre na prática do Centro de Artes, incentivando a participação de todos os atores sociais. Esses resultados podem contribuir para construção de uma escola mais democrática e chamar atenção para a importância de reestruturação constante do PPP, seguindo os princípios de uma gestão democrática. | 
| Keywords: | Gestão escolar Projeto Político Pedagógico Democracia | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Erechim | 
| Type of Access: | Acesso Embargado | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7819 | 
| Issue Date: | Apr-2024 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MENDES.pdf | 202.93 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.