Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/781
Type: Artigo Cientifico
Title: O jogo de papéis no cotidiano da educação infantil
Author: Land, Rejane
Rohr, Cidiane
First advisor: Beltrame, Lisaura Maria
Resume: Esse trabalho foi realizado com a finalidade de mostrar a importância do jogo de papéis para as crianças da educação infantil sendo ele a principal ferramenta para atingir o desenvolvimento. Neste artigo faremos uma análise sobre o que presenciamos na sala da educação infantil de 4 a 6 anos relacionados ao jogo de papéis e o que os autores escrevem sobre a importância destes para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Nosso trabalho será passeado na teoria histórico-cultural. A partir do faz de conta a criança faz um paralelo entre o mundo real e o mundo imaginário, sendo assim o jogo de faz de conta permite que as crianças tenham a capacidade de adentrar no mundo dos adultos por meio da imitação. Criando e recriando na brincadeira atividades realizadas no dia a dia pelos adultos que os rodeiam. A brincadeira da criança está próxima da realidade o que podemos considerar a melhor forma delas se inserir como sujeito na sociedade. Isso quer dizer que a atividade lúdica no espaço educativo deve possibilitar a protagonização pela criança de diferentes papéis, sendo esse o meio mais promissor para a ampliação do conhecimento sobre o mundo e a sua realidade. Assim o jogo de papéis proporciona para as crianças vivenciar o mundo adulto e com isso a cada dia que passa a mesma vai conquistando sua autonomia através do jogo de papéis, a mediação do professor durante esse momento é de extrema importância para que o aprender e desenvolver destas crianças. Os professores dos CEIM devem ficar atentos para que o jogo de papéis seja um brincar presente na educação infantil, o professor precisa colocar em seu planejamento criar espaços e tempos no seu cotidiano.
Keywords: Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/781
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAND e ROHR.pdf496,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.