Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/781| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | O jogo de papéis no cotidiano da educação infantil |
| Autor(es): | Land, Rejane Rohr, Cidiane |
| Primeiro Orientador: | Beltrame, Lisaura Maria |
| Resumo: | Esse trabalho foi realizado com a finalidade de mostrar a importância do jogo de papéis para as crianças da educação infantil sendo ele a principal ferramenta para atingir o desenvolvimento. Neste artigo faremos uma análise sobre o que presenciamos na sala da educação infantil de 4 a 6 anos relacionados ao jogo de papéis e o que os autores escrevem sobre a importância destes para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Nosso trabalho será passeado na teoria histórico-cultural. A partir do faz de conta a criança faz um paralelo entre o mundo real e o mundo imaginário, sendo assim o jogo de faz de conta permite que as crianças tenham a capacidade de adentrar no mundo dos adultos por meio da imitação. Criando e recriando na brincadeira atividades realizadas no dia a dia pelos adultos que os rodeiam. A brincadeira da criança está próxima da realidade o que podemos considerar a melhor forma delas se inserir como sujeito na sociedade. Isso quer dizer que a atividade lúdica no espaço educativo deve possibilitar a protagonização pela criança de diferentes papéis, sendo esse o meio mais promissor para a ampliação do conhecimento sobre o mundo e a sua realidade. Assim o jogo de papéis proporciona para as crianças vivenciar o mundo adulto e com isso a cada dia que passa a mesma vai conquistando sua autonomia através do jogo de papéis, a mediação do professor durante esse momento é de extrema importância para que o aprender e desenvolver destas crianças. Os professores dos CEIM devem ficar atentos para que o jogo de papéis seja um brincar presente na educação infantil, o professor precisa colocar em seu planejamento criar espaços e tempos no seu cotidiano. |
| Palavras-chave: | Educação infantil |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/781 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LAND e ROHR.pdf | 496.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.