Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/781
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | O jogo de papéis no cotidiano da educação infantil |
Author: | Land, Rejane Rohr, Cidiane |
First advisor: | Beltrame, Lisaura Maria |
Resume: | Esse trabalho foi realizado com a finalidade de mostrar a importância do jogo de papéis para as crianças da educação infantil sendo ele a principal ferramenta para atingir o desenvolvimento. Neste artigo faremos uma análise sobre o que presenciamos na sala da educação infantil de 4 a 6 anos relacionados ao jogo de papéis e o que os autores escrevem sobre a importância destes para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Nosso trabalho será passeado na teoria histórico-cultural. A partir do faz de conta a criança faz um paralelo entre o mundo real e o mundo imaginário, sendo assim o jogo de faz de conta permite que as crianças tenham a capacidade de adentrar no mundo dos adultos por meio da imitação. Criando e recriando na brincadeira atividades realizadas no dia a dia pelos adultos que os rodeiam. A brincadeira da criança está próxima da realidade o que podemos considerar a melhor forma delas se inserir como sujeito na sociedade. Isso quer dizer que a atividade lúdica no espaço educativo deve possibilitar a protagonização pela criança de diferentes papéis, sendo esse o meio mais promissor para a ampliação do conhecimento sobre o mundo e a sua realidade. Assim o jogo de papéis proporciona para as crianças vivenciar o mundo adulto e com isso a cada dia que passa a mesma vai conquistando sua autonomia através do jogo de papéis, a mediação do professor durante esse momento é de extrema importância para que o aprender e desenvolver destas crianças. Os professores dos CEIM devem ficar atentos para que o jogo de papéis seja um brincar presente na educação infantil, o professor precisa colocar em seu planejamento criar espaços e tempos no seu cotidiano. |
Palabras clave : | Educação infantil |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/781 |
Fecha de publicación : | 2014 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAND e ROHR.pdf | 496.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.