Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001
Type: | Monografia |
Title: | Educação inclusiva : algumas reflexões sobre a bi docência no município de Erechim (RS) |
Author: | Helmann, Elisete Maria |
First advisor: | Lepke, Sonize |
metadata.dc.contributor.referee1: | Torres, Maria Salete de Moura |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
Resume: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo buscar dados, compreender a função e o papel desenvolvido pelo professor (a) bi docente1 diante dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Erechim. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação com as orientações referentes ao profissional e Projeto Politico Pedagógico (PPP), bem como a Resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta as ações. A temática da bi docência tem sido pouca problematizada até o momento, encontra – se na literatura apenas pesquisas que discutem o papel do segundo professor (a) por turma ou professor auxiliar ou do trabalho colaborativo. O desafio foi tecer essa rede de relações entre estes e compreender como o professor está inserido na rede municipal de educação, e especificamente qual a sua formação e funções. As conclusões apontam os avanços idealizados e concretizados pela rede de ensino, bem como os desafios. |
Keywords: | Educação inclusiva Alunos com deficiências Formação de professores Professor auxíliar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001 |
Issue Date: | Aug-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELMANN.PDF | 671.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.