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Tipo: Monografia
Título: Educação inclusiva : algumas reflexões sobre a bi docência no município de Erechim (RS)
Autor(es): Helmann, Elisete Maria
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Torres, Maria Salete de Moura
Segundo membro da banca: Pierozan, Sandra Simone Höpner
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo buscar dados, compreender a função e o papel desenvolvido pelo professor (a) bi docente1 diante dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Erechim. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação com as orientações referentes ao profissional e Projeto Politico Pedagógico (PPP), bem como a Resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta as ações. A temática da bi docência tem sido pouca problematizada até o momento, encontra – se na literatura apenas pesquisas que discutem o papel do segundo professor (a) por turma ou professor auxiliar ou do trabalho colaborativo. O desafio foi tecer essa rede de relações entre estes e compreender como o professor está inserido na rede municipal de educação, e especificamente qual a sua formação e funções. As conclusões apontam os avanços idealizados e concretizados pela rede de ensino, bem como os desafios.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Alunos com deficiências
Formação de professores
Professor auxíliar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001
Data do documento: Ago-2017
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