Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001| Type: | Monografia |
| Title: | Educação inclusiva : algumas reflexões sobre a bi docência no município de Erechim (RS) |
| Author: | Helmann, Elisete Maria |
| First advisor: | Lepke, Sonize |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Torres, Maria Salete de Moura |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
| Resume: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo buscar dados, compreender a função e o papel desenvolvido pelo professor (a) bi docente1 diante dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Erechim. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação com as orientações referentes ao profissional e Projeto Politico Pedagógico (PPP), bem como a Resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta as ações. A temática da bi docência tem sido pouca problematizada até o momento, encontra – se na literatura apenas pesquisas que discutem o papel do segundo professor (a) por turma ou professor auxiliar ou do trabalho colaborativo. O desafio foi tecer essa rede de relações entre estes e compreender como o professor está inserido na rede municipal de educação, e especificamente qual a sua formação e funções. As conclusões apontam os avanços idealizados e concretizados pela rede de ensino, bem como os desafios. |
| Keywords: | Educação inclusiva Alunos com deficiências Formação de professores Professor auxíliar |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001 |
| Issue Date: | Aug-2017 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| HELMANN.PDF | 671.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.