Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656
Tipo: Monografia
Título: Estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Erechim: algumas percepções das escolas municipais de Erechim sobre os estágios
Autor(es): Scussel, Kaline Taís
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Campos, Márcia Farinella Soares de
Terceiro membro da banca: Bonavigo, Aliana
Resumo: O presente trabalho de pesquisa propõe refletir sobre Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim: Algumas percepções das Escolas Municipais de Erechim sobre os estágios. Considerando que o período do estágio se caracteriza como a parte prática do curso, onde os acadêmicos vivenciam a realidade do cotidiano escolar. Neste sentido o presente projeto de pesquisa busca identificar as percepções das escolas municipais de Erechim, com relação aos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Erechim. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi à abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método descritivo interpretativo, tendo como ferramenta a utilização de entrevista semiestruturada. O estudo bibliográfico ocorreu em livros que retratem sobre o estágio e sua importância para a formação inicial dos professores. As entrevistas foram realizadas em cinco escolas municipais do município de Erechim. A análise realizou-se a partir dos dados coletados através da transcrição das entrevistas e das contribuições de alguns autores como Pimenta e Lima (2012), Pimenta (2011), Carneiro (2011), Buriolla (2011), Silva (2009), Serbino et.al (1998), Nóvoa (1992), Loss (2018), Cyrino e Souza Neto (2017), Mühl, Sartori e Esquinsani (2011) e Freire (2015). Como resultados constatamos que os estágios desenvolvidos pelos acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, são satisfatórios quanto à metodologia e a prática desenvolvidas em sala de aula, no entanto possui alguns pontos frágeis quando se trata de conhecimentos sobre alunos com necessidades especiais e na relação de parceria entre a escola e a universidade. Desta maneira, o estágio é caracterizado como uma importante etapa da vida do acadêmico e também das escolas que recebem os estágios visto que este é o momento de troca de experiências e aprendizados.
Palavras-chave: Pedagogia
Escolas
Estágios supervisionados
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCUSSEL.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.