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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656
Tipo: | Monografia |
Título: | Estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Erechim: algumas percepções das escolas municipais de Erechim sobre os estágios |
Autor(es): | Scussel, Kaline Taís |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Segundo membro da banca: | Campos, Márcia Farinella Soares de |
Terceiro membro da banca: | Bonavigo, Aliana |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa propõe refletir sobre Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim: Algumas percepções das Escolas Municipais de Erechim sobre os estágios. Considerando que o período do estágio se caracteriza como a parte prática do curso, onde os acadêmicos vivenciam a realidade do cotidiano escolar. Neste sentido o presente projeto de pesquisa busca identificar as percepções das escolas municipais de Erechim, com relação aos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Erechim. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi à abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método descritivo interpretativo, tendo como ferramenta a utilização de entrevista semiestruturada. O estudo bibliográfico ocorreu em livros que retratem sobre o estágio e sua importância para a formação inicial dos professores. As entrevistas foram realizadas em cinco escolas municipais do município de Erechim. A análise realizou-se a partir dos dados coletados através da transcrição das entrevistas e das contribuições de alguns autores como Pimenta e Lima (2012), Pimenta (2011), Carneiro (2011), Buriolla (2011), Silva (2009), Serbino et.al (1998), Nóvoa (1992), Loss (2018), Cyrino e Souza Neto (2017), Mühl, Sartori e Esquinsani (2011) e Freire (2015). Como resultados constatamos que os estágios desenvolvidos pelos acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, são satisfatórios quanto à metodologia e a prática desenvolvidas em sala de aula, no entanto possui alguns pontos frágeis quando se trata de conhecimentos sobre alunos com necessidades especiais e na relação de parceria entre a escola e a universidade. Desta maneira, o estágio é caracterizado como uma importante etapa da vida do acadêmico e também das escolas que recebem os estágios visto que este é o momento de troca de experiências e aprendizados. |
Palavras-chave: | Pedagogia Escolas Estágios supervisionados Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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