Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656
Type: | Monografia |
Título : | Estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Erechim: algumas percepções das escolas municipais de Erechim sobre os estágios |
Author: | Scussel, Kaline Taís |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Márcia Farinella Soares de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bonavigo, Aliana |
Resume: | O presente trabalho de pesquisa propõe refletir sobre Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim: Algumas percepções das Escolas Municipais de Erechim sobre os estágios. Considerando que o período do estágio se caracteriza como a parte prática do curso, onde os acadêmicos vivenciam a realidade do cotidiano escolar. Neste sentido o presente projeto de pesquisa busca identificar as percepções das escolas municipais de Erechim, com relação aos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Erechim. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi à abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método descritivo interpretativo, tendo como ferramenta a utilização de entrevista semiestruturada. O estudo bibliográfico ocorreu em livros que retratem sobre o estágio e sua importância para a formação inicial dos professores. As entrevistas foram realizadas em cinco escolas municipais do município de Erechim. A análise realizou-se a partir dos dados coletados através da transcrição das entrevistas e das contribuições de alguns autores como Pimenta e Lima (2012), Pimenta (2011), Carneiro (2011), Buriolla (2011), Silva (2009), Serbino et.al (1998), Nóvoa (1992), Loss (2018), Cyrino e Souza Neto (2017), Mühl, Sartori e Esquinsani (2011) e Freire (2015). Como resultados constatamos que os estágios desenvolvidos pelos acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, são satisfatórios quanto à metodologia e a prática desenvolvidas em sala de aula, no entanto possui alguns pontos frágeis quando se trata de conhecimentos sobre alunos com necessidades especiais e na relação de parceria entre a escola e a universidade. Desta maneira, o estágio é caracterizado como uma importante etapa da vida do acadêmico e também das escolas que recebem os estágios visto que este é o momento de troca de experiências e aprendizados. |
Palabras clave : | Pedagogia Escolas Estágios supervisionados Formação de professores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656 |
Fecha de publicación : | 2019 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCUSSEL.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.