Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656
Type: Monografia
Title: Estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Erechim: algumas percepções das escolas municipais de Erechim sobre os estágios
Author: Scussel, Kaline Taís
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Márcia Farinella Soares de
metadata.dc.contributor.referee3: Bonavigo, Aliana
Resume: O presente trabalho de pesquisa propõe refletir sobre Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim: Algumas percepções das Escolas Municipais de Erechim sobre os estágios. Considerando que o período do estágio se caracteriza como a parte prática do curso, onde os acadêmicos vivenciam a realidade do cotidiano escolar. Neste sentido o presente projeto de pesquisa busca identificar as percepções das escolas municipais de Erechim, com relação aos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Erechim. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi à abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método descritivo interpretativo, tendo como ferramenta a utilização de entrevista semiestruturada. O estudo bibliográfico ocorreu em livros que retratem sobre o estágio e sua importância para a formação inicial dos professores. As entrevistas foram realizadas em cinco escolas municipais do município de Erechim. A análise realizou-se a partir dos dados coletados através da transcrição das entrevistas e das contribuições de alguns autores como Pimenta e Lima (2012), Pimenta (2011), Carneiro (2011), Buriolla (2011), Silva (2009), Serbino et.al (1998), Nóvoa (1992), Loss (2018), Cyrino e Souza Neto (2017), Mühl, Sartori e Esquinsani (2011) e Freire (2015). Como resultados constatamos que os estágios desenvolvidos pelos acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, são satisfatórios quanto à metodologia e a prática desenvolvidas em sala de aula, no entanto possui alguns pontos frágeis quando se trata de conhecimentos sobre alunos com necessidades especiais e na relação de parceria entre a escola e a universidade. Desta maneira, o estágio é caracterizado como uma importante etapa da vida do acadêmico e também das escolas que recebem os estágios visto que este é o momento de troca de experiências e aprendizados.
Keywords: Pedagogia
Escolas
Estágios supervisionados
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3656
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCUSSEL.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.