Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/509
Tipo: Monografia
Título: Altas habilidades/superdotação : das telas do cinema aos debates inclusivos da educação
Autor(es): Luz, Cidrieli Ribeiro da
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Ziesmann, Cleusa Ines
Resumo: O presente trabalho surge a partir do requisito de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso no último semestre da licenciatura. Diante disso, será discutida a temática das altas habilidades/ superdotação e como as mesmas são reproduzidas no cinema. Tem por objetivo realizar uma análise de dois filmes, os quais têm como ponto centraldos personagens principais, a identificação de inúmeras características que indicam que os mesmos, representados, são pessoascom altas habilidades/superdotação. Posteriormente foi realizada a análise a partir de teóricos como Piaget, Gardner e Renzulli, quanto a identificação/diagnóstico, representação,ensino, família e concepções de inteligência, a fim de evidenciar ou contestar aspectos representados nas produções cinematográficas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo contribuindo com a discussão, sem o intuito de elaborar verdades sobre a questão proposta, mas sim problematizar o cinema e a educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Altas habilidades
Superdotação
Processo de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/509
Data do documento: 22-Jun-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZ.PDF782,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.