Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/509| Type: | Monografia |
| Title: | Altas habilidades/superdotação : das telas do cinema aos debates inclusivos da educação |
| Author: | Luz, Cidrieli Ribeiro da |
| First advisor: | Lepke, Sonize |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ziesmann, Cleusa Ines |
| Resume: | O presente trabalho surge a partir do requisito de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso no último semestre da licenciatura. Diante disso, será discutida a temática das altas habilidades/ superdotação e como as mesmas são reproduzidas no cinema. Tem por objetivo realizar uma análise de dois filmes, os quais têm como ponto centraldos personagens principais, a identificação de inúmeras características que indicam que os mesmos, representados, são pessoascom altas habilidades/superdotação. Posteriormente foi realizada a análise a partir de teóricos como Piaget, Gardner e Renzulli, quanto a identificação/diagnóstico, representação,ensino, família e concepções de inteligência, a fim de evidenciar ou contestar aspectos representados nas produções cinematográficas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo contribuindo com a discussão, sem o intuito de elaborar verdades sobre a questão proposta, mas sim problematizar o cinema e a educação inclusiva. |
| Keywords: | Educação inclusiva Altas habilidades Superdotação Processo de aprendizagem |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/509 |
| Issue Date: | 22-Jun-2017 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.