Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/509
Type: Monografia
Title: Altas habilidades/superdotação : das telas do cinema aos debates inclusivos da educação
Author: Luz, Cidrieli Ribeiro da
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Ziesmann, Cleusa Ines
Resume: O presente trabalho surge a partir do requisito de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso no último semestre da licenciatura. Diante disso, será discutida a temática das altas habilidades/ superdotação e como as mesmas são reproduzidas no cinema. Tem por objetivo realizar uma análise de dois filmes, os quais têm como ponto centraldos personagens principais, a identificação de inúmeras características que indicam que os mesmos, representados, são pessoascom altas habilidades/superdotação. Posteriormente foi realizada a análise a partir de teóricos como Piaget, Gardner e Renzulli, quanto a identificação/diagnóstico, representação,ensino, família e concepções de inteligência, a fim de evidenciar ou contestar aspectos representados nas produções cinematográficas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo contribuindo com a discussão, sem o intuito de elaborar verdades sobre a questão proposta, mas sim problematizar o cinema e a educação inclusiva.
Keywords: Educação inclusiva
Altas habilidades
Superdotação
Processo de aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/509
Issue Date: 22-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZ.PDF782,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.