Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5450
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Descrição de características do sono e cronotipo de manipuladores de alimentos de um município do Sudoeste do Paraná
Autor(es): El Guedr, Kalyta Nohana
Primeiro Orientador: Beijamini, Felipe
Primeiro coorientador: Fatel, Elis Carolina de Souza
Resumo: As diferenças individuais do sistema de temporização, juntamente com diferentes perfis de exposição aos sincronizadores ambientais permitem a expressão dos cronotipos. Objetivo: O objetivo do estudo foi caracterizar o cronotipo, e padrões de sono, e verificar sua associação com o ambiente de trabalho de manipuladores de alimentos. Metodologia: Trata de uma pesquisa quantitativa de caráter transversal e descritivo realizada em escolas, estabelecimentos comerciais e agroindustriais através do Questionário de Cronotipo de Munique (MCTQ). Resultados: Foram identificadas diferenças significativas nos horários de acordar, e nos padrões de exposição à luz. Trabalhadores da agroindústria acordam mais cedo (em dias de trabalho, e dias livres) e se expõem mais à luz. A associação do cronotipo com as variáveis idade e gênero não foram significativas. Discussão: Os resultados condizem com a literatura, uma maior exposição à luz natural promove um maior estado de alerta e facilita o despertar precoce de indivíduos que trabalham em turno diurno, porém não existem estudos a respeito da descrição do cronotipo da classe de manipuladores de alimentos para comparação. Conclusão: É necessário novos estudos com uma avaliação mais aprofundada que considere fatores socioculturais e de gênero, bem como, a organização temporal do trabalho.
Palavras-chave: Sono
Ritmos Biológicos em Humanos
Trabalhadores
Cronobiologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5450
Data do documento: 2-Abr-2022
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EL GUEDR.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.