Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
Tipo: Monografia
Título: O reconhecimento da/o outra/o: desafios e perspectivas na inclusão de crianças imigrantes
Autor(es): Almeida, Bianca Leite Dias de
Primeiro Orientador: Brocco, Ana Karina
Primeiro coorientador: Santos, Cláudia Aparecida dos
Resumo: Mediante a chegada de povos de diversas nacionalidades na cidade de Chapecó/SC e região, o meio educacional também foi modificado, e desse modo, novos desafios foram encontrados, dentre eles, a inclusão intencional das crianças imigrantes. Com base nesse contexto, esse estudo, de base bibliográfica e cunho teórico conceitual, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão dessas crianças, tomando o próprio conceito de inclusão a partir de uma perspectiva ampliada, as disposições legais que estabelecem a educação como um direito universal, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como a Declaração de Salamanca (1994) e as Leis de Migração Nacional (2017) e Estadual (2020), em diálogo com o conceito de interculturalidade crítica. Compreender a importância desses aparatos legais, que garantem por lei a inclusão de crianças imigrantes na educação brasileira, em diálogo com conceitos como o de inclusão e de interculturalidade crítica, permite o estabelecimento de um novo olhar e a formação de novas atitudes. Dessa forma, entende-se que tornar a educação um processo intercultural é uma medida para construir uma educação inclusiva, uma alternativa para promover um ambiente que valorize a/o outra/o, em que as diferenças encontradas no contexto educacional sejam reconhecidas como “vantagem pedagógica” (CANDAU, 2016, p. 805), para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, e para a promoção da equidade na inclusão de crianças imigrantes.
Palavras-chave: Inclusão social
Imigração
Educação
Interculturalidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA.pdf373,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.