Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas |
Autor(es): | Bueno, Michele Vargas |
Primeiro Orientador: | Caprara, Bernardo Mattes |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ivone Maria Mendes de |
Segundo membro da banca: | Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da |
Resumo: | O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social. |
Palavras-chave: | Transformação social Educação libertadora Desigualdade social Educação no Brasil Práticas pedagógicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004 |
Data do documento: | Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUENO.PDF | 775,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.