Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Tipo: Monografia
Título: Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas
Autor(es): Bueno, Michele Vargas
Primeiro Orientador: Caprara, Bernardo Mattes
Primeiro membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes de
Segundo membro da banca: Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da
Resumo: O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social.
Palavras-chave: Transformação social
Educação libertadora
Desigualdade social
Educação no Brasil
Práticas pedagógicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUENO.PDF775,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.