Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004| Type: | Monografia |
| Title: | Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas |
| Author: | Bueno, Michele Vargas |
| First advisor: | Caprara, Bernardo Mattes |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ivone Maria Mendes de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da |
| Resume: | O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social. |
| Keywords: | Transformação social Educação libertadora Desigualdade social Educação no Brasil Práticas pedagógicas |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004 |
| Issue Date: | Aug-2017 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.