Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664| Type: | Monografia |
| Title: | A percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem |
| Author: | Nunes, Estefania de Araujo |
| First advisor: | Guedes, Anibal Lopes |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Guedes, Anibal Lopes |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Loss, Adriana Salete |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Guedes, Fernanda Lopes |
| Resume: | Vive-se em uma era das tecnologias digitais e estas estão ao alcance das pessoas e parece um caminho sem retorno. Por esta razão, o tema eleito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do curso de Pedagogia é qual a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS. O processo metodológico é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico, documental e de campo. O objetivo principal é investigar junto às escolas estaduais da área urbana do município de Erechim/RS, quais são as demandas tecnológicas digitais que elas possuem em nível tecnológico, e qual é a visão dos Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais da mesma área. Desta forma, foram realizadas duas entrevistas nas vinte Escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS, sendo uma entrevista informal e a outra estruturada a fim de alcançar os objetivos propostos. De acordo com a pesquisa, há um longo caminho a se percorrer ainda, principalmente em nível de recursos, planejamento e de formação continuada referente à temática, já que a grande maioria dos professores não consegue ir além das pesquisas e dos jogos didáticos que acompanham os aparelhos tecnológicos. |
| Keywords: | Ensino Aprendizagem Escolas Tecnologia digital |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664 |
| Issue Date: | 2019 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.